Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Headlines

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Histórias que ganharam as manchetes pelo mundo
Continua após publicidade

Motoristas idosos trocam habilitação por desconto em lámen no Japão

Campanhas pelo país tentam conter o número de acidentes causados por condutores na terceira idade

Por Da redação
Atualizado em 30 jul 2020, 21h13 - Publicado em 29 nov 2016, 11h13

Para lidar com o grande número motoristas idosos na ativa, a polícia japonesa apelou até para promoções de lámen. Na semana passada, autoridades da região de Aichi, no centro do país, lançaram um esquema para oferecer descontos na rede de restaurantes Sugakiya a todos cidadãos acima dos 65 anos que abrirem mão de dirigir.

A campanha em Aichi foi criada após um pedido do primeiro-ministro Shinzo Abe por mais ações para controlar o número acidentes causados por motoristas na terceira idade. Na última década, casos envolvendo condutores com 75 anos ou mais subiram de 7,4% para 12,8% do total de acidentes, de acordo com a agência nacional de polícia.

À medida que a população japonesa envelhece, com mais cidadãos chegando a idades avançadas, estima-se que 17 milhões de japoneses acima dos 65 anos tenham habilitação para dirigir, segundo o jornal The Guardian. Desses, 4,8 milhões estão acima dos 75 anos, número que era de 2,4 milhões em 2005.

Em Aichi, os idosos precisam entregar suas carteiras de habilitação à polícia local, onde recebem um certificado que dá descontos de 15% na rede de 176 restaurantes. Outros setores da prefeitura também criaram iniciativas semelhantes ao longo deste ano, como o desconto em barbeiros e tarifas mais baratas de táxi. Desde o início de 2016, 12.000 motoristas idosos já abriram mão do direito de dirigir na região.

A partir de março do próximo ano, em todo o país, os motoristas com 74 anos ou mais também serão encaminhados para avaliações médicas se forem parados por violações de trânsito ou mostrarem sinais de perda de memória. A medida, porém, gerou preocupação de que os idosos que moram em áreas rurais possam ficar isolados se não pudessem dirigir, uma vez que a oferta de transporte público é escassa em regiões muito afastadas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.