Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Felipe Moura Brasil

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Análises irreverentes dos fatos essenciais de política e cultura no Brasil e no resto do mundo, com base na regra de Lima Barreto: "Troça e simplesmente troça, para que tudo caia pelo ridículo".
Continua após publicidade

Tráfico incluído: Veja o texto final da redução da maioridade penal, enviado ao blog pelo relator Laerte Bessa

O deputado e ex-policial civil Laerte Bessa (PR-DF) enviou a este blog o relatório final sobre a redução da maioridade penal, agora prevista para jovens entre 16 e 17 anos que cometerem crimes hediondos e equiparados, homicídio doloso, lesão corporal grave seguida de morte e roubo qualificado. O texto a ser votado em comissão especial […]

Por Felipe Moura Brasil Atualizado em 5 jun 2024, 01h18 - Publicado em 17 jun 2015, 19h06

O deputado e ex-policial civil Laerte Bessa (PR-DF) enviou a este blog o relatório final sobre a redução da maioridade penal, agora prevista para jovens entre 16 e 17 anos que cometerem crimes hediondos e equiparados, homicídio doloso, lesão corporal grave seguida de morte e roubo qualificado.

O texto a ser votado em comissão especial nesta quarta-feira previa a redução para todos os crimes, mas foi alterado após o acordo entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o PSDB.

A maior preocupação deste blog e de vários promotores de Justiça era de que o relator excluísse os crimes equiparados aos hediondos, já que a imprensa os exclui em todas as notícias a respeito. Se Laerte se limitasse a mencionar os “hediondos”, ou o artigo 1º da Lei 8.072, sem citar expressamente o art. 5, XLIII, da Constituição Federal, os traficantes, torturadores ou terroristas entre 16 e 18 anos ainda cairiam no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Questionei Laerte a respeito e ele me respondeu:

“Você tem razão. Tive o cuidado de não só colocar os crimes hediondos porque os equiparados (tortura, tráfico e terrorismo) ficariam de fora. Dessa forma, coloquei a menção do art. 5, XLIII, da CF.”

Continua após a publicidade

Que bom.

laerte-1

laerte-2

laerte-3

Continua após a publicidade

laerte-4

laerte-5

PS (reproduzido do Globo): “Para ter validade, a PEC ainda tem de passar por outras etapas. Ela precisa ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara, onde tem de angariar o apoio de três quintos dos deputados, ou seja, 308 dos 513. Depois disso, ainda precisa ser votada no Senado. Uma vez aprovada, pode ser promulgada sem ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, que é contrária à PEC. O governo apoia projeto do senador José Serra (PSDB-SP), que aumenta de três para dez anos o tempo máximo de internação de menores que cumprem medidas socioeducativas.”

Felipe Moura Brasil ⎯ https://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Continua após a publicidade

Siga no Twitter, no Facebook e na Fan Page.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.