Governo Lula elevou carga tributária uma vez a cada 33 dias desde 2023
Levantamento contabiliza 36 medidas efetivas de criação ou aumento de tributos no terceiro mandato
Desde o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal acumulou 36 medidas efetivas de criação ou aumento de tributos. Considerado o período analisado, o ritmo corresponde a aproximadamente uma elevação tributária a cada 33 dias.
A relação inclui mudanças no IOF, tributações de instituições financeiras, importações, combustíveis, compras internacionais e alterações em benefícios fiscais. Entram na conta tanto novas cobranças quanto aumento de alíquotas, reonerações e mudanças que ampliaram a tributação sobre setores ou operações.
Para o cálculo de 33 dias, foram consideradas apenas as 36 medidas que resultaram efetivamente em criação ou aumento de tributação, excluindo propostas que não prosperaram e iniciativas de natureza não tributária.







