Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Em Cartaz

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Do cinema ao streaming, um blog com estreias, notícias e dicas de filmes que valem o ingresso – e alertas sobre os que não valem nem uma pipoca
Continua após publicidade

Israel e Palestina: 5 filmes e uma série para entender o conflito

Produções na Netflix e em cartaz nos cinemas mergulham na vida cotidiana de civis e militares em ambos os lados do embate

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h43 - Publicado em 9 out 2023, 12h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fauda: série sobre terrorismo que agrada a israelenses e palestinos
    Fauda: série sobre terrorismo que agrada a israelenses e palestinos (Yes Studios/Netflix)

    O doloroso e longo conflito entre Israel e Palestina ganhou mais um capítulo neste fim de semana, com um ataque surpresa do Hamas em território israelense. O embate histórico entre os dois povos – acentuado ao fim da década de 1940 com a criação do Estado de Israel –, é explorado com frequência em filmes e séries que vão desde títulos maniqueístas, que separam vilões e mocinhos, até os que tentam assimilar os dois lados para entender a raiz do problema. Confira a seguir alguns títulos assinados por roteiristas e cineastas israelenses e palestinos que conhecem de perto essa guerra sem fim.  

    Fauda
    Onde assistir: Netflix

    A série de ação que virou hit na Netflix foi criada por dois ex-agentes das Forças de Defesa de Israel, baseada na experiência pessoal deles. Na trama, um militar israelense se infiltra entre palestinos para capturar um terrorista do Hamas que ele acreditava já ter morrido. Apesar de ser narrada pela ótica israelense, a trama mostra de forma humanizada o cotidiano e as relações dos palestinos entre si. 

    Continua após a publicidade

    Uma Noite em Haifa 
    Onde assistir: em cartaz nos cinemas e plataformas de aluguel

    Do cineasta israelense Amos Gitaï, o filme foge do cenário de guerra e se instala em um reduto em Haifa onde palestinos e israelenses convivem em paz – porém, em constante clima de animosidade. Ali, estão personagens que o cinema de ação não costuma mostrar, como artistas, casais gays e intelectuais, que discutem suas relações ao longo de uma noite em uma festa. 

    Continua após a publicidade

    Paraíso Agora
    Onde assistir: Looke e Belas Artes à la Carte

    Indicado ao Oscar de filme internacional, do diretor palestino Hany Abu-Assad, a produção acompanha a história de dois amigos de infância árabes recrutados para uma missão suicida, na qual devem explodir uma bomba em Israel. Sem sensacionalismo, nem cenas do atentado de fato, o filme mostra o choque cultural e econômico entre as duas nações a partir da visão dos rapazes, enquanto um deles desiste da missão. 

    Continua após a publicidade

    Omar
    Onde assistir: Netflix

    Outro título elogiado de Hany Abu-Assad, também indicado ao Oscar, o filme segue um rapaz palestino que vive entre as duas nações e milita contra a ocupação israelense ao lado de dois amigos. Quando um soldado de Israel é morto, ele é preso e aceita um acordo: entregar o colega que de fato efetuou o disparo. A trama política se desenrola entre intrigas, traições e um romance ao centro. 

    Continua após a publicidade

    Golda – A Mulher de Uma Nação
    Onde assistir: em cartaz nos cinemas

    Dama de Ferro de Israel, a primeira-ministra Golda Meir foi uma figura controversa na história do Oriente Médio, que entre erros e acertos, moldou o Estado como ele é hoje – e encarou uma série de conflitos durante seu governo. O principal deles foi a Guerra do Yom Kippur, uma das mais sangrentas da história local. No filme do diretor israelense Guy Nattiv, o embate é narrado a partir do gabinete onde Golda e seus generais dão ordens aos soldados em campo de batalha. 

    Continua após a publicidade

    Tel Aviv em Chamas
    Onde assistir: Belas Artes à la Carte

    Nessa comédia inusitada, do diretor palestino Sameh Zoabi, um jovem árabe trabalha como assistente em uma novela popular. Ao passar diariamente pelo posto israelense em Jerusalém, ele acaba nas mãos de um soldado judeu que decide palpitar no roteiro da trama. Em tom de sátira, o filme ironiza as idiossincrasias de ambos os lados, assim como revela suas semelhanças extremas.    

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.