Como saber o que funciona em educação?
É preciso que todas as escolas de todos os municípios ofereçam um padrão mínimo de qualidade para que o país avance. Neste espaço, vamos compartilhar informações importantes a respeito do que funciona em educação. O que prefeitos e secretarias devem levar em conta na hora de idealizar e implementar uma política pública? E o que professores, coordenadores e diretores podem fazer dentro dos muros da escola?
Neste ano de 2015, em uma iniciativa pioneira, o Instituto Alfa e Beto concedeu pela primeira vez o Prêmio Prefeito Nota 10, que visa identificar e premiar prefeitos de municípios que ofertam educação municipal de qualidade a todas as crianças.
Vocês puderam acompanhar a cobertura desta primeira edição aqui em VEJA.com, com diversas reportagens especiais e artigos. Puderam conhecer também um pouco do município de Brejo Santo, no interior do Ceará, vencedor nacional do Prêmio.
Iniciamos agora a segunda edição do Prêmio Prefeito Nota 10, que terá como base os dados da Prova Brasil aplicada este ano pelo Ministério da Educação. A Prova, que acontece a cada dois anos, visa aferir o nível de aprendizagem dos alunos de toda a rede pública nas disciplinas de Português e Matemática.
Aqui, neste espaço, vamos compartilhar com vocês informações importantes a respeito do que funciona em educação. O que prefeitos e secretarias devem levar em conta na hora de idealizar e implementar uma política pública? E o que professores, coordenadores e diretores podem fazer dentro dos muros da escola?
Nosso objetivo é mostrar que uma andorinha só não faz verão e apenas uma escola-modelo não vai transformar a educação no Brasil. É preciso que todas as escolas de todos os municípios brasileiros ofereçam um padrão mínimo de qualidade para que o país avance.
Vocês são nossos convidados para esse debate. Esta coluna está aberta a comentários e sugestões que sejam do interesse de vocês. Conto com a participação de todos!
Para saber mais sobre o Prêmio Prefeito Nota 10, acesse www.alfaebeto.org.br ou escreva para comunicacao@alfaebeto.org.br.
Até a próxima!