Por que os japoneses pescam baleias, se não comem essa carne?
A carne de baleia foi muito popular no Japão depois da II Guerra por causa da escassez de comida. Era servida na forma de sashimis, hambúrgueres e almôndegas. Mas o consumo tem caído nas últimas três décadas. Hoje, a maioria é contra a caçada a esse animal e não percebe diferenças entre sua carne e a dos peixes. Vejamos: – Só 4% dos japoneses diz […]


Baleia Bryde no convés de um navio japonês em uma expedição pretensamente científica. Crédito AFP/ Institute of Cetacean Research
A carne de baleia foi muito popular no Japão depois da II Guerra por causa da escassez de comida. Era servida na forma de sashimis, hambúrgueres e almôndegas. Mas o consumo tem caído nas últimas três décadas. Hoje, a maioria é contra a caçada a esse animal e não percebe diferenças entre sua carne e a dos peixes. Vejamos:
– Só 4% dos japoneses diz comer carne de baleia de vez em quando;
– Em média, cada um ingere 23,7 gramas por ano. É o equivalente a uma fatia de presunto;
– Cerca de 75% do que é tirado por ano dos oceanos não encontra compradores e vai para o freezer.
A insistência do governo japonês em promover a pesca de baleias se deve principalmente ao lobby da indústria baleeira no Congresso. Os parlamentares têm garantido a aprovação dos subsídios estatais que o setor precisa para sobreviver. Em troca, recebem empregos bem remunerados em agências e empresas quando se aposentam. A prática é conhecida como amakudari, ou “caído do céu”, porque os ex-deputados ganham cargos nas empresas como se tivessem caído de paraquedas.
Com dinheiro do Estado e a cumplicidade do legislativo, a agência que pesca baleias ICR (Instituto para Pesquisa de Cetáceos, em inglês) tem feito programas para reintroduzir a carne nas merendas escolares. Ao conquistar o paladar infantil, o ICR pretende ampliar o mercado de consumidores no futuro. Também são promovidos cursos para ensinar a cozinhar a iguaria.
Outra explicação por trás da posição governamental é o acesso a águas internacionais. “Os japoneses não querem que a proibição da pesca da baleia abra um precedente que depois limite a pesca dos peixes”, diz Milton Marcondes, diretor de pesquisas do Instituo Baleia Jubarte.
MAIS DÚVIDAS UNIVERSAIS
Por que Moisés demorou 40 anos para atravessar o Sinai, que só tem 200 km de largura?
Se o paraíso islâmico tem 72 virgens, que interesse teria nele uma mulher-bomba?
Na política de filho único na China, que fim levavam os gêmeos?
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)