
Jair Bolsonaro prometeu aos seus fiéis que enquadraria o Supremo Tribunal às suas vontades, mas por ora vai sendo enquadrado aos ditames do STF.
O presidente que em novembro do ano passado disse que não iria depor de jeito nenhum no inquérito que apura denúncias sobre interferência na Polícia Federal – o que foi negado pelo relator da ação, Alexandre de Moraes -, agora toma a iniciativa não só de atender à Justiça como se dispõe a fazer isso presencialmente.
Se ele na hora H e no dia D vai falar ou se recorrerá ao direito de, como investigado, ficar em silêncio são outros 500 a serem conferidos adiante. Por enquanto, há dois significados a serem destacados no gesto presidencial.
Primeiro, ao tomar a iniciativa, evita que o STF tome a decisão sobre o depoimento presencial e, assim, lhe imponha nova derrota. E segundo lugar, e talvez o mais importante do ponto de vista institucional, mostra que entendeu direitinho o recado dado pelo ministro Luiz Fux em função do fatídico 7 de setembro: ou cumpre decisão da Justiça ou se arrisca a ter um pedido de impeachment enviado à Câmara com a pesada assinatura da Corte suprema.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.