Nova pesquisa Ipespe expõe um enorme desafio para Lula e Bolsonaro
Tanto o petista quanto o ex-presidente ingressam em nova etapa da campanha com a missão de preservar a polarização

Poucos meses atrás, a equipe do presidente Jair Bolsonaro estava de cabelo em pé com o cenário de uma vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno e com a forma como o Auxílio Brasil parecia custar a se refletir nas intenções de voto do eleitor. De uns tempos para cá, o jogou mudou. Bolsonaro deu sinais de recuperação, passou a crescer em todas as pesquisas e, principalmente, a diminuir significativamente a distância em relação a Lula. Mas a pesquisa Ipespe divulgada hoje traça um cenário diferente: os dois estacionaram.
+Veja também: Lula passou recibo e entregou munição de mão beijada ao bolsonarismo
Lula teve 44% das intenções de voto. Oscilou apenas um ponto para baixo, dentro da margem de erro. Bolsonaro, por sua vez, ficou exatamente onde estava: 31%. Esse quadro vai impactar na estratégia de ambas as campanhas e abre uma nova etapa na corrida presidencial.
Primeiro, a pesquisa faz o time bolsonarista tropeçar em cima do salto agulha no qual subiu em poucas semanas. Nos bastidores, aliados do presidente Jair Bolsonaro passaram a falar até mesmo em vitória no primeiro turno. Diziam que o presidente ingressava numa retomada que prometia se acentuar nos próximos meses, até eliminar o petista da corrida nas urnas em outubro. Uma avaliação no mínimo exagerada há cinco meses da eleição.
O time petista, por sua vez, já tinha tomado um choque de realidade e deixado de lado o discurso da vitória no primeiro turno. Mas os sucessivos escorregões de Lula em discursos e as falhas na comunicação petista viraram um motivo real de preocupação. A pesquisa traz um pouco de calma ao time lulista, mas a ordem, internamente, é não se acomodar.
Lula se lança oficialmente como pré-candidato neste sábado. Bolsonaro, por sua vez, reacendeu nas últimas semanas o confronto com o Supremo Tribunal Federal, sempre uma receita para animar sua base. Ambos os lados têm um desafio comum para essa nova etapa: engolir a terceira via e fortalecer ainda mais a polarização na disputa pelo Palácio do Planalto.
+Leia também: O alerta inócuo feito pelos Estados Unidos ao governo Bolsonaro
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.