Bolsonaro paga o preço de colocar a vaidade acima da governabilidade
Alertado dos riscos do 7 de setembro, presidente tornou o jogo político do próprio governo mais difícil

Bolsonaro foi avisado. Quando decidiu ir para o tudo ou nada no 7 de setembro, ministros e líderes no Congresso deram o recado de que a decisão de acirrar a crise institucional traria efeitos na economia e nas relações no Congresso. Mas, com o apoio de muitos dos seus auxiliares, o presidente escolheu a demonstração de força. E agora começa a pagar o preço.
O 7 de setembro de Bolsonaro sacramentou o início da corrida presidencial em detrimento da agenda de governo. O dólar disparou, a bolsa caiu, a alta da inflação se confirmou. As discussões no Congresso foram paralisadas, as negociações do novo Bolsa Família esfriaram. E aí vem a cereja do bolo: perdeu-se o controle de manifestação de caminhoneiros que o próprio presidente chama de “aliados”.
A avaliação feita nos bastidores por líderes do centrão – que ainda segura a articulação do governo em pé – é a de que o jogo ficou bem mais difícil. “É o preço que se paga pela vaidade”, disse um deles à coluna. Regalias como o controle da liberação de emendas em ano eleitoral ainda seguram o casamento com muitos dos partidos que dão sustentação ao governo. Mas quem não tem tanto poder nesse processo já avalia que é hora de procurar um namoro em outro lugar.
Os primeiros a balançar, naturalmente, são aqueles partidos que até agora gostavam de se declarar independentes. Mas que reservavam boa parte de seus votos no Congresso para o governo. Alguns se afastaram. Outros acharam melhor já anunciar a ruptura. E ainda estamos há mais de um ano da eleição.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)