Urbanista lança série de vídeos que apresentam ruas do mundo todo em gravações de 30 segundos
Passe 30 segundos em Las Vegas, os 3o segundos seguintes em Hong Kong e termine o tour com mais 30 segundos em Xangrilá, no Rio Grande do Sul. O projeto Uma Rua em 30 Segundos, do urbanista Anthony Ling, consegue dar em pouquíssimo tempo a dimensão da variedade de paisagens urbanas pelo mundo. A câmera fica parada, captando tudo o […]
Passe 30 segundos em Las Vegas, os 3o segundos seguintes em Hong Kong e termine o tour com mais 30 segundos em Xangrilá, no Rio Grande do Sul. O projeto Uma Rua em 30 Segundos, do urbanista Anthony Ling, consegue dar em pouquíssimo tempo a dimensão da variedade de paisagens urbanas pelo mundo. A câmera fica parada, captando tudo o que acontece numa mesma rua durante meio minuto, como se fosse um retrato instantâneo da cidade. Tailândia, Veneza, Porto, Santiago de Compostela, Estocolmo, Delhi e Nova York estão entre os takes, gravados por colaboradores brasileiros e estrangeiros, o que permite uma boa variedade de locações. Criado em agosto do ano passado, o projeto já conta com 17 gravações para serem assistidas online.
Uma Rua em 30 Segundos é parte do portal Caos Planejado, dedicado a questões urbanas e que Ling edita há quatro anos. Ele conta com uma equipe de 12 colaboradores, a maioria conhecida através do site, que digerem para o leitor comum os meandros das principais questões que pairam sobre o desenvolvimento uma cidade. De família chinesa por parte de pai (tem tios morando em Xangai e em Hong Kong), Ling cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mudou-se para São Paulo para trabalhar no escritório do arquiteto Isay Weinfeld. Atualmente, dedica-se ao site e a projetos urbanos.
Quem quiser participar do Uma Rua em 30 Segundos pode escrever para contato@caosplanejado.com.
Abaixo, trinta segundos do Cais da Ribeira, no Porto, em Portugal.
[vimeo 119087928 w=500 h=281]
Por Mariana Barros
>> Acompanhe os posts do Cidades sem Fronteiras no Facebook // Siga o blog no Twitter
LEIA MAIS
Conheça a maior atração de uma cidade, algo que não é feito de tijolos nem de concreto