Raúl Castro tira o pijama para fantasiar-se de democrata
O irmão caçula de Fidel gosta muito de eleições diretas, desde que sejam realizadas longe de Cuba

Aos 87 anos, comunista há 70, o ditador semi-aposentado Raúl Castro resolveu brincar de democrata. Nesta segunda-feira, num manifesto endereçado aos comparsas do Foro de São Paulo reunidos em Havana, ele exigiu a realização de eleições diretas (com a participação de todos os interessados) para a escolha do presidente da República. Presidente do Brasil, convém esclarecer.
O irmão caçula de Fidel também qualificou de “preso político” o amigo Lula, e exigiu a presença na disputa eleitoral do corrupto engaiolado em Curitiba. O Itamaraty deveria propor a Raúl Castro que aplicasse a fórmula primeiro na ilha-presídio. Que tal escolher nas urnas um novo chefe do governo cubano? E, antes disso, transferir da cadeia para o palanque os 140 oposicionistas encarcerados por contestarem a ditadura mais idosa do planeta?
Ou Raúl faz isso ou troca de vez a farda pelo pijama e aproveita o tempo que agora sobra para conviver com os netos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.