Público explora mil anos de história através do olfato em exposição alemã
Mostra reúne 81 fragrâncias que traduzem momentos marcantes da humanidade: do cheiro da pólvora em tempos de guerra ao perfume das cortes europeias
Foi inaugurada nesta quarta-feira (29) na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, a mostra “The Secret Power of Scents”, no museu Kunstpalast, que propõe uma experiência sensorial inusitada: explorar mais de mil anos de história cultural através do olfato. O público percorre 37 galerias e é convidado a entrar em contato com 81 fragrâncias diferentes, que dialogam com pinturas, esculturas e objetos históricos.
A exposição segue uma linha cronológica, partindo de artefatos religiosos medievais até obras contemporâneas. Para isso, o espaço utiliza difusores e dispositivos de aroma que liberam os cheiros correspondentes a cada época ou contexto cultural.
Que aromas marcaram cada época?
Em uma das primeiras salas, o visitante sente o odor da mirra, presente em esculturas cristãs e associada à purificação nas tradições judaica, islâmica e cristã. Logo adiante, a atmosfera muda completamente: uma galeria dedicada à Primeira Guerra Mundial exala uma mistura de pólvora, sangue e enxofre, simulando o cheiro brutal do campo de batalha.
Em contraste, o ambiente que representa o século XVII é dominado por rosas e civeta, ingrediente extraído de felinos e considerado afrodisíaco na época — um aroma que acompanhava pinturas sobre o amor e a paixão, como “Vênus e Adônis”, de Rubens. Já o espaço dedicado à Paris medieval traz uma sensação oposta: o cheiro intenso de esgoto, mofo e corpos não lavados transporta o público para uma época sem saneamento.
O que revelam os cheiros mais recentes?
A sala que recria os anos 1920 traz um perfume de tabaco, baunilha e couro, evocando a libertação feminina e o estilo das flappers, mulheres de cabelo curto e batom vermelho que fumavam em público e desafiavam convenções.
No percurso pelas artes modernas, aparecem fragrâncias inspiradas em ícones da cultura pop e do consumo, como Coca-Cola e companhias aéreas que criam aromas relaxantes em suas cabines. A mostra também apresenta moléculas sintéticas usadas hoje em perfumes, como o Iso E Super, um composto que remete ao cheiro da madeira de cedro e promete “aumentar a atração humana”.
A exposição “The Secret Power of Scents” ficará aberta até 8 de março de 2026.
A reação de Lula ao ser aconselhado a decretar intervenção na segurança do Rio
Quem são os chefões do Comando Vermelho mortos na megaoperação do Rio
Combate ao tráfico: Cláudio Castro se sai melhor que Lula, aponta pesquisa
O que muda se PCC e CV forem enquadrados como grupos terroristas? Entenda
A provocação de Lázaro Ramos após megaoperação no Rio







