Um nova pesquisa da consultoria inglesa Deloitte revelou comportamentos de pessoas de 22 países na internet. Destaco os dados mais interessantes referentes ao Brasil, acompanhados de comentários.
92% dos brasileiros usam smartphones, enquanto 70% têm notebooks.
Comentário Esses são os dois tipos de aparelhos mais utilizados por nós. Continua a tendência de substituição dos PCs regulares, os computadores de mesa, agora parte da rotina de 64% da população. No entanto, com uma novidade. A presença de smartphones e notebooks aumentou, como esperado (5% e 3%). Mas, depois de quedas anteriores, os desktops voltaram a crescer um pouco (6%).
Em torno de metade das pessoas pagariam mais para migrar do 4G para o 5G. Isso se existisse 5G no Brasil.
Comentário O dado indica que tecnologias, como o 5G, muitas vezes não avançam no país não por falta de demanda, mas por incapacidade de empresas e do governo de fazer com que as inovações sejam desenvolvidas por aqui.
45% dos jovens de 18 a 24 anos leram em e-readers nas últimas 24 horas.
Comentário Quanto mais velha a pessoa, menos ela recorre ao e-reader. Uma constatação: em um país com pouquíssima leitura, ressalta-se que a juventude pelo jeito lê consideravelmente (e no meio digital).
Entre mulheres, 83% usam o WhatsApp todos os dias, enquanto 58% acessam o Facebook na mesma intensidade (sendo que uma boa parte entra em ambos em torno de dez vezes por hora). Entre os homens, os índices são, respectivamente, 76% e 46%.
Comentário Como esses índices variam demais ao redor do planeta, desconfio que os hábitos distintos nas redes sociais se devem mais a diferenças culturais do que por razões de gênero (o que alguns poderiam alegar).
Já 10% dos brasileiros utilizam apps de namoro com frequência (boa parte acessa até 8 vezes por hora), enquanto 5% das brasileiras fazem o mesmo.
Comentário A diferença de comportamento dos gêneros se replica em todo o mundo nesse quesito. Segundo dados de outras pesquisas, nos EUA, por exemplo, enquanto 64% das mulheres nunca haviam acessado um aplicativo de encontros até 2017, 45% (logo, menos de metade) dos homens jamais tiveram o hábito.
67% dos com entre 18 e 24 anos assistem a lives (vídeos ao vivo) pelo smartphone todos os dias.
Comentário Entre os mais velhos, a porcentagem é bem menor. Mais uma indicação da substituição da TV por YouTube, Snapchat, Instagram e afins, principalmente entre a juventude?
60% das brasileiros com idade para trabalhar utilizam o smartphone para fins profissionais fora do horário regular da lida. Ao mesmo tempo, 76% indica utilizar o aparelho com objetos pessoais durante o expediente.
Comentário Cada vez menos podemos dedicar atenção a uma única tarefa. Fica evidente como a maioria das pessoas realiza diversas atividades ao mesmo tempo a qualquer hora do dia. Enquanto está com a família, também se trabalha. Enquanto se está numa reunião com o chefe, também se responde a uma mensagem de WhatsApp de um filho.
O mais interessante do estudo é, além de seus dados pontuais, compreender o contexto. Ele retrata a forma como a vida cotidiana foi radicalmente transformada pela chegada da internet, de smartphones, de tablets etc.
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