Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Yuan entra para o ranking das 10 moedas mais negociadas

Relatório do BIS, divulgado esta semana, mostra que a moeda chinesa passou da 17ª posição, em 2010, para a nona em 2013

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h17 - Publicado em 7 set 2013, 01h04

Pela primeira vez, o yuan entrou para o ranking das dez moedas mais negociadas do mundo. De acordo com relatório do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês), a moeda chinesa passou do volume diário de 34 bilhões de dólares e negociações, em 2010, para 120 bilhões de dólares este ano. Com o avanço, o yuan passou da 17ª posição para a nona, no intervalo de apenas três anos.

Leia também:

China vai permitir câmbio livre em futura zona franca de Xangai, diz agência

A subida de posição do yuan está “em linha com o aumento dos esforços de internacionalização da moeda chinesa”, apontou o BIS no relatório, cujos dados de referência são do mês de abril. A intenção do governo chinês é que a moeda se torne reserva nos Bancos Centrais de diversos países e vire referência como moeda de comercialização.

O yuan desbancou a posição do dólar neozelandês, que passou da nona para a décima posição, e tirou a coroa sueca do Top 10. Na primeira posição aparece o dólar norte-americano, seguido pelo euro, iene e libra esterlina. A moeda brasileira aparece na 19ª posição. Entre as moedas de países emergentes, o peso mexicano aparece em oitavo lugar e o rublo, da Rússia, na 12ª colocação.

Leia ainda:

Criação do fundo dos Brics está em ‘estágio final’

Continua após a publicidade

Publicidade