Washington, nos Estados Unidos, ganha seu primeiro dinossauro

O animal viveu no período Cretáceo há aproximadamente 80 milhões de anos e pode ter sido um dos últimos de sua espécie

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 20 Maio 2015, 16h21

O Estado de Washington, nos Estados Unidos, ganhou seu primeiro dinossauro. Seu fóssil foi descoberto por acaso enquanto pesquisadores americanos procuravam vestígios de moluscos. O estado do osso que encontraram, de 42 centímetros de comprimento e 22 centímetros de largura, indica que o dinossauro viveu há aproximadamente 80 milhões de anos, no período Cretáceo, quando os dinossauros foram extintos. A descrição do novo dinossauro foi publicada nesta quarta-feira no periódico Plos One.

De acordo com os autores do estudo, Christian Sidor e Brandon Peecock, do Museu de História Natural e Cultura de Burke e da Universidade de Washington, o fóssil é uma parte do fêmur esquerdo de um terópode, grupo que reúne dinossauros bípedes e carnívoros, como o tiranossauro rex e o velociraptor. De acordo com as análises do osso, há grandes chances que o animal seja do grupo dos tiranossauros mas, como a amostra é pequena, serão necessárias análises mais detalhadas para identificar a que família ou a que espécie o dinossauro pertencia. Os cientistas estimam que o fêmur completo media mais de 1 metro de comprimento.