Vídeo 3D da Nasa revela detalhes da superfície de Vesta

As imagens de alta resolução foram capturadas pela sonda Dawn e divulgadas pela Nasa nesta quarta-feira

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h34 - Publicado em 7 jun 2012, 13h26

Uma nova animação em 3D da Agência Espacial Americana (Nasa) mostra a variedade da topografia de Vesta, asteroide gigantesco que recentemente foi promovido a protoplaneta. As imagens de alta resolução foram captadas pela sonda Dawn.

O vídeo, divulgado nesta quarta-feira, mostra a superfície rugosa do astro e permite uma visão detalhada da variação nas propriedades do material que compõem Vesta.

Ficha técnica

VESTA

Nome: 4 Vesta

Descoberto em: 29 de março de 1807

Circunferência: 525 quilômetros

Localização: Entre Marte e Júpiter

Dados: Vesta foi o quarto asteroide descoberto, por isso o número ‘4’ em seu nome. É um dos maiores asteroides do Sistema Solar e compreende 9% da massa do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter. É também o asteroide mais brilhante visto da Terra.

As cores foram escolhidas para destacar as diferenças na composição da superfície que são imperceptíveis ao olho humano.

Os cientistas ainda estão analisando o que algumas delas significam em termos de composição. Já se sabe que o laranja está relacionado ao material lançado com o impacto nas crateras e que esse é diferente daquele que circunda a superfície do astro. O verde indica uma relativa abundância de ferro.

Em comunicado, a Nasa indicou que, devido à posição da sonda, não foi possível cartografar com exatidão parte de uma montanha localizada no Polo Sul.

O mesmo aconteceu com algumas áreas no Norte de Vesta, que estavam na sombra no momento em que a câmera da sonda capturou as imagens, mas a expectativa é de que observações adicionais melhorem a cobertura do hemisfério Norte.

Assista ao vídeo:

(Com Agência EFE)