Vida multicelular surgiu um bilhão de anos antes do previsto

Pesquisadores chineses encontraram fósseis datados de 1,56 bilhão de anos com estruturas que acreditam ser provenientes de organismos com células complexas

18 Maio 2016, 11h20

Paleontólogos da China anunciaram a descoberta de organismos com células complexas (conhecidas como eucariotas) que podem ser os exemplos mais antigos de vida multicelular da Terra. De acordo com o estudo, publicado na última terça-feira na revista especializada Nature Connnections, os fósseis são datados de 1,56 bilhão de anos, o que anteciparia amplamente a origem da vida complexa no planeta.

A equipe de pesquisadores, encabeçada por Maoyan Zhu, da Academia de Ciências de Pequim, e Andrew Knoll, da Universidade de Harvard, identificou uma espécie de rocha que, ao ser aberta, revelou impressões fósseis parecidas com algas que tinham quatro formas diferentes. De acordo com os paleontólogos, esse tipo de organismo só poderia ter sido originado de grandes seres multicelulares – os mais antigos já estudados.

Controverso – A descoberta coloca em cheque o que os pesquisadores sabem sobre a época da evolução de organismos unicelulares para multicelulares. Até o momento, acreditava-se que as primeiras formas de vida que apareceram na Terra, por volta de 3,5 bilhões de anos atrás, foram unicelulares: seres vivos constituídos de uma única célula sem núcleo, como as bactérias.

As células eucariotas presentes em organismos complexos – como os que os pesquisadores acreditam ter encontrado – possuem cromossomos abrigados dentro de um núcleo e são presentes em seres como plantas e mamíferos. Em geral, estudos estimam a existência de células eucariotas em 635 milhões de anos, período aproximadamente um bilhão de anos mais recente do que a equipe chinesa sugere. “Nós afirmamos que a nossa descoberta antecipa em cerca de um bilhão de anos o aparecimento de eucariotas multicelulares macroscópicas”, declarou à AFP Zhu.