Clique e assine a partir de 9,90/mês

Vênus e Júpiter fazem um brilhante “encontro” no céu esta noite

Os dois planetas estarão tão próximos que vão parecer uma estrela dupla. Fenômeno será visível a partir das 18h, na direção oeste

Por Da Redação - Atualizado em 6 May 2016, 16h03 - Publicado em 30 Jun 2015, 17h23

Esta noite acontece o ápice de um belo encontro celeste. Os planetas Vênus e Júpiter estarão alinhados e tão “próximos” que parecerão uma estrela dupla e brilhante. O cerca de meio grau de distância entre eles poderá ser observado no Brasil, a olho nu, a partir das 18h, na direção oeste do céu.

“Entre o início do crepúsculo até as 20h será o melhor horário para observar”, sugere a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Leia também:

Marte, Vênus e a Lua podem ser vistos em conjunção na noite desta sexta-feira

Continua após a publicidade

Imagem inédita mostra Saturno em suas cores naturais

Desde o início do mês, os dois planetas estão “chegando mais perto” no céu. O fenômeno costuma ocorrer a cada dois anos, mas essa deverá ser a maior “aproximação” da década. A proximidade é apenas aparente, pois Vênus está a 90 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Júpiter fica ainda mais longe, a 890 milhões de quilômetros. O que ocorre é que os planetas – que são os mais brilhantes do Sistema Solar – estão passando em órbitas paralelas, o que proporciona a conjunção.

Nos próximos dias, os planetas vão trocar de posição no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr-do-sol, e, mais acima, Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e, Vênus, mais acima”, diz Josina.

(Da redação)

Publicidade