Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Variações no sono podem levar a mau humor e depressão, diz estudo

Parâmetros de sono de estudantes de medicina foram analisados ao longo de um ano na pesquisa

Por Sabrina Brito 18 mar 2021, 16h36

Um novo estudo da Universidade de Michigan revelou que a variabilidade diária nos padrões de sono culminam em um aumento no risco de desenvolvimento de depressão no futuro. Além disso, já se sabe que o sono irregular pode causar mau humor, problemas cardiovasculares, entre outros efeitos negativos ao corpo e à mente.

Mais de 2,1 mil estudantes de medicina em início de carreira foram analisados por um ano para a pesquisa. O objetivo era verificar as consequências das longas e desreguladas horas de trabalho em termos de sono, humor e saúde.

Os participantes relatavam seu humor todos os dias em um app de smartphone, além de participarem de testes específicos para a detecção de depressão a cada três meses. Como resultado, foi constatado que os estudantes com horários de sono variáveis e aqueles que frequentemente dormem menos são os mais prováveis de pontuar alto em questionários de depressão e de avaliar seu humor com notas mais baixas.

Assim, talvez valha a pena investir em padrões de sono regulares e estáveis. Afinal, ao que tudo indica, dormir por diversas horas em um dia para compensar os demais dias mal dormidos não é suficiente (e nem positivo) para o corpo ou para a mente.

Continua após a publicidade

Publicidade