Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vaca produz mais leite ao lado de suas ‘melhores amigas’

Estudo mostra que animal sofre de estresse ao ser separado de seu grupo social, com efeitos negativos na produção de leite e sistema imunológico

Um estudo da pesquisadora Krista McLennan, da Universidade Northampton, no Reino Unido, demonstra que vacas não apenas têm boas amizades como também sofrem de estresse ao serem separadas das ‘melhores amigas’ – mesmo que por um curto período de tempo. Este desequilíbrio emocional poderia influenciar de forma negativa a produção de leite.

Sabe-se que bovinos, em geral, gostam de formar grupos sociais bem delimitados. Para entender até que ponto estes animais poderiam ser influenciados por algum indivíduo deste círculo social, Krista separou os animais e mediu os níveis cardíacos e do hormônio cortisol, uma resposta ao estresse, enquanto elas estavam completamente isoladas ou ao lado de uma ‘nova colega’ conhecida apenas 30 minutos antes.

Os resultados mostram que vacas ficam menos estressadas se estão ao lado de suas ‘amigas’. A informação, segundo Krista, poderia encorajar fazendeiros a observar os grupos e pares formados pelo rebanho, já que tanto a produção de leite como a propensão a doenças estão associadas ao nível de estresse dos animais.