Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turbinas eólicas roxas, em vez de brancas, matariam menos pássaros e morcegos

As lâminas brancas das turbinas são responsáveis por até 90% das mortes de pássaros que ocorrem em volta dessas estruturas

Muitos insetos são atraídos pela cor branca das lâminas e, por causa disso, predadores maiores se aproximam das turbinas

As turbinas eólicas produzem energia limpa, mas são extremamente letais para pássaros e morcegos, que voam direto para suas lâminas brancas. Um estudo realizado em 2009 mostrou que as turbinas eólicas são responsáveis por 90% das mortes de pássaros na região em volta dessas estruturas. Tudo porque a cor branca das lâminas atrai insetos que, por sua vez, servem de alimento para pássaros e morcegos.

Uma solução possível para o problema pode ser a mudança de cor das lâminas. Pesquisadores afirmam que se as turbinas eólicas fossem pintadas de roxo, as vidas de muitos pássaros e morcegos seriam poupadas. Pesquisadores da Universidade de Loughborough (Inglaterra) descobriram que a cor utilizada na pintura dessas estruturas exerce um papel fundamental no número de insetos atraídos. O branco, diz a pesquisa, é uma das cores que mais atraem os insetos, só perdendo para o amarelo. O estudo demonstrou que turbinas eólicas revestidas de roxo reduzem drasticamente o número de insetos atraídos e, consequentemente, os predadores.

Contudo, os cientistas afirmam que a cor não é o único elemento que atrai os insetos – o calor gerado pelas turbinas também exerce grande influencia. Os resultados da pesquisa serão publicados no periódico European Journal of Wildlife Research.