Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Terremoto deixa sete mortos no leste da Turquia

Por Str Atualizado em 6 Maio 2016, 16h55 - Publicado em 10 nov 2011, 05h52

Pelo menos sete pessoas morreram em um terremoto de 5,7 graus que abalou na noite de quarta-feira a região leste da Turquia, e também provocou a queda de 25 prédios, incluindo um hotel, informou o vice-premier Besir Atalay.

“Vinte e três pessoas foram resgatadas com vida e sete faleceram, segundo o serviço de gestão de emergências e catástrofes.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, revelou que dos 25 prédios que desabaram, apenas três estavam ocupados, já que os demais tinham sido danificados no terremoto de 23 de outubro.

“As operações de busca prosseguem nos três prédios” que estavam ocupados, destacou Davutoglu, que acompanha pessoalmente em Van os trabalhos de resgate.

O canal de televisão NTV assinalou que o hotel destruído, de seis andares, hospedava principalmente jornalistas e equipes do Crescente Vermelho turco na cidade de Van. Várias ambulâncias e equipes de resgate foram enviadas ao local.

Continua após a publicidade

O TRT mostrou grupos de resgate retirando vítimas dos escombros e confirmou que vários prédios danificados no terremoto de 23 de outubro acabaram caindo hoje.

Nove aviões, com cerca de 300 socorristas, foram enviados à zona afetada, informou a TV estatal TRT.

O tremor ocorreu às 19H23 GMT (17H23 Brasília), e seu epicentro foi situado no distrito de Edremit, a 15 km da região da província de Van, afetada por um terremoto de 7,2 graus em 23 de outubro passado, que matou 600 pessoas, segundo o observatório Kandilli, sediado em Istambul.

O terremoto de 23 de outubro destruiu numerosas residências nas cidades e povoados da província de Van, na zona de fronteira com o Irã.

Apenas na cidade de Van, capital regional, mais de 5.000 prédios desabaram no terremoto de outubro, o que relançou a polêmica sobre as violações das normas sísmicas por parte dos construtores.

Continua após a publicidade
Publicidade