Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tempestade de neve atinge nordeste dos EUA fora de época

Washington, 29 out (EFE).- O nordeste dos Estados Unidos, onde se encontram algumas das principais cidades do país, se encontra neste sábado sob uma nevasca fora de época que já causou atrasos nos aeroportos e deverá causar grandes cortes de eletricidade.

Por conta da neve, que em alguns lugares atinge até 30 centímetros, já vêm sendo registrados atrasos de até quatro horas no principal aeroporto de Nova York, o John F. Kennedy, e de uma hora no Aeroporto Internacional da Filadélfia. Além disso, quase 45 mil pessoas já estão sem luz em áreas da Pensilvânia, de Maryland e da Virgínia Ocidental.

Os cortes no fornecimento de energia elétrica poderão ser muito mais extensos à medida que progrida a tempestade ao longo do sábado. Em cidades como Boston, espera-se que a precipitação chegue aos oito centímetros de neve, e em Nova York, aos dez.

A tempestade de neve chega com semanas de adiantamento, pois não é habitual ser registrado na costa leste americana este tipo de fenômeno atmosférico até princípios de dezembro.

Segundo o serviço meteorológico nacional, nos últimos 135 anos, caiu uma quantidade significativa de neve em outubro no centro de Nova York apenas em três ocasiões, a maior delas em 1925, quando foram acumulados dois centímetros. EFE