Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Tem dor nas costas? Sua coluna deve ser como a de um chimpanzé

Uma nova pesquisa aponta que vértebras parecidas com as de nossos ancestrais são menos adaptadas para caminhar em duas pernas e, logo, propensas a desenvolver lesões

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 6 Maio 2015, 16h08

Pessoas que sofrem com dores nas costas podem ter a coluna vertebral semelhante à de um chimpanzé. O que faz com que sejam mal adaptadas para andar sobre duas pernas. Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu que quem tem a espinha parecida com a de nossos ancestrais costuma sofrer com, nas palavras dos autores do estudo, “stress da caminhada ereta” e desenvolve um “nó” nos discos da coluna, a origem de problemas na lombar.

Leia também:

Ancestral humano era “mistura” de grandes símios e homens modernos

O que há de possível – e impossível – para a ciência em ‘Planeta dos Macacos: O Confronto’

No estudo, publicado no periódico BMC Evolutionary Biology, os cientistas analisaram a forma da coluna de 114 humanos modernos, 56 chimpanzés e 27 orangotangos. Ao verificar vértebra por vértebra, perceberam que homens com o formato da coluna semelhante ao dos chimpanzés eram mais propensos a ter lesões na parte posterior que provoca dores. Isso seria um “defeito” na evolução, que surgiu ao longo de nossa adaptação das quatro patas para a caminhada ereta. Algumas pessoas ficaram com a coluna mal adaptada para sustentar o andar.

Efeitos na saúde – A descoberta ajuda a esclarecer por que algumas pessoas são mais propensas às dores nas costas e pode ajudar na prevenção. Com a identificação do tipo de coluna de cada um, por meio de exames específicos, o médico consegue diagnosticar com maior apuro e facilidade quem estaria suscetível a danos nas hérnias e, assim, sugerir exercícios ou medicamentos que diminuem as dores.

(Da redação)

Continua após a publicidade
Publicidade