Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SpaceX falha em tentativa de pouso de foguete em plataforma oceânica

Empresa de transporte espacial do bilionário Elon Musk planeja lançar missão tripulada em 2017

A empresa de transporte espacial SpaceX falhou neste domingo em seu plano de fazer pousar o foguete Falcon 9 em uma plataforma no Oceano Pacífico. Foi a quarta tentativa fracassada da companhia criada pelo bilionário inventor Elon Musk, que pretende lançar uma missão tripulada ao espaço em 2017. Segundo a SpaceX divulgou em sua conta no Twitter, o foguete acertou o alvo, ou seja, a plataforma oceânica, mas uma de suas pernas foi quebrada na tentativa de pouso. Nas ocasiões anteriores, o foguete se desviou ou colidiu com a embarcação. Em dezembro passado, uma tentativa bem-sucedida se deu em terra firme, no Cabo Canaveral, no estado da Flórida.

O foguete foi lançado da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia, e levou consigo para o espaço a missão franco-americana Jason-3, cujo objetivo é enviar informações sobre a topografia da superfície oceânica. A informação preliminar é a de que a missão não foi prejudicada pela falha posterior da aterrisagem do foguete.

O objetivo da SpaceX ao tentar executar o pouso com segurança é poder reaproveitar equipamentos e outras partes do foguete e de naves espaciais que sejam lançados ao espaço no futuro, de modo a reduzir os custos de voos e torná-los mais sustentáveis financeiramente.

Leia mais:

Pouso de foguete da SpaceX realiza feito histórico