Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

SpaceX está mais perto de pousar três foguetes juntos

Companhia busca aprovação do governo federal dos Estados Unidos para construir mais dois pontos de pouso na Flórida

A companhia SpaceX, do bilionário Elon Musk, está aguardando aprovação federal nos Estados Unidos para construir mais dois pontos de pouso no Cabo Canaveral, na Flórida, local dos lançamentos do foguete Falcon 9. A intenção da companhia é pousar, de uma só vez, os três foguetes que fazem parte do complexo Falcon Heavy, que promete ser o projétil operacional mais poderoso do mundo.

Leia também:
Pela primeira vez, foguete da SpaceX pousa em plataforma oceânica
Nasa testa “barraca inflável” para futuras viagens a Marte

Falcon Heavy é formado por três foguetes – um Falcon 9 central e dois motores laterais que auxiliam a impulsionar o complexo. Se a companhia conseguir permissão para os dois novos pontos de pouso e seguir o calendário estimado, ainda neste ano Falcon Heavy deverá ser testado pela primeira vez e os três foguetes poderão ser pousados com minutos de diferença.

Marte – Elon Musk confirmou as informações por meio de sua conta no Twitter, dizendo que está ansioso para pousar os três núcleos de Falcon Heavy, e reiterou que os dois primeiros serão pousados quase simultaneamente. De acordo com o bilionário, o principal objetivo de Falcon Heavy é, futuramente, viajar em missões tripuladas a Marte.

O propósito das aterrissagens da SpaceX é tornar os foguetes reutilizáveis, o que poderia baratear o custo das viagens espaciais, abrindo novas oportunidades de exploração do Universo.