Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Space X falha ao tentar pousar foguete Falcon 9 em plataforma marítima

O objetivo da SpaceX ao tentar executar o pouso com segurança é poder reaproveitar equipamentos e outras partes do foguete e de naves espaciais que sejam lançados ao espaço no futuro

A companhia aeroespacial privada americana SpaceX falhou pela quinta vez na tentativa de pousar o foguete Falcon 9 em uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico. A empresa do bilionário Elon Musk conseguiu, no entanto, colocar em órbita com sucesso o satélite de comunicações SES-9.

“O foguete aterrissou com muita força na plataforma. Não esperávamos que esse fosse funcionar, mas o próximo voo tem grandes chances de dar certo”, disse Elon Musk em sua conta do Twitter. A empresa já tinha alertado sobre as dificuldades que teria para conseguir o pouso desejado sobre a plataforma marítima devido ao peso do satélite. O esforço do foguete na primeira fase da operação fez com que não restasse combustível suficiente para a aterrissagem segura do módulo.

Leia também:

Pouso de foguete da SpaceX realiza feito histórico

SpaceX falha em tentativa de pouso de foguete em plataforma oceânica

Se a operação tivesse sido concluída com sucesso, o retorno do foguete seria a primeira aterrissagem de uma cápsula sobre uma plataforma marítima. A SpaceX já tinha conseguido realizar anteriormente a aterrissagem de uma cápsula sobre uma plataforma estável em terra, mas, nessa última tentativa, as características da operação forçaram o pouso a ser realizado no mar, e as ondulações marítimas dificultaram a missão.

Missão de sucesso – O objetivo da SpaceX ao tentar executar o pouso com segurança é poder reaproveitar equipamentos e outras partes do foguete e de naves espaciais que sejam lançados ao espaço no futuro, de modo a reduzir os custos de voos e torná-los mais sustentáveis financeiramente.

(Da redação)