Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Sonda Rosetta identifica 5 opções para pouso em cometa

Módulo Philae, que a sonda carrega, chega à superfície do astro em novembro

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 26 ago 2014, 20h13

Após dez anos viajando pelo Sistema Solar, a sonda Rosetta chegou no começo deste mês a seu destino, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e agora os cientistas devem selecionar o melhor ponto da superfície do astro para o pouso do módulo Philae, que a sonda carrega. Cinco lugares estão entre os mais indicados.

O módulo de 100 quilos será lançado em direção à superfície do cometa quando o astro estiver a uma distância de 450 milhões de quilômetros do Sol. As cinco opções de pouso escolhidas pelos cientistas que controlam o dispositivo a partir de Toulouse, no sul da França, permitem que o Philae receba pelo menos seis horas de luz solar durante cada rotação do cometa, de modo que suas baterias sejam recarregadas.

Leia também:

Sonda espacial pode estar perseguindo ‘cometa duplo’

Sonda Rosetta ‘desperta’ para ser o primeiro objeto a pousar em um cometa

Os locais foram identificados com base nas informações prestadas pela Rosetta. “A orientação do cometa com relação ao Sol, sua velocidade de rotação, massa e gravidade na superfície têm um papel importante para estudar a viabilidade técnica de cada um dos possíveis lugares de pouso”, diz comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

Local – O melhor ponto para o pouso será revelado em 12 de outubro, um mês antes da data prevista para a operação, 11 de novembro. “Este cometa não se parece com nada que vimos antes, e apresenta espetaculares formações que ainda não terminamos de compreender”, explicou um dos cientistas do módulo de aterrissagem, Jean-Pierre Bibring. De acordo com a ESA, a missão Rosetta vai ajudar a decifrar a história e a evolução de nosso Sistema Solar. Ela pode encontrar respostas sobre a origem de água na Terra e até sobre a vida.

(Com EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade