Sete descobertas científicas que deram o que falar em 2017

O ano provavelmente será lembrado pela descoberta de ‘erros’ aleatórios no DNA que causam câncer e pela detecção ondas gravitacionais em estrelas de nêutron

Atualizado em 31 dez 2017, 08h32 - Publicado em 30 dez 2017, 16h33

O ano está acabando e chegada de 2018 deixa todos os apaixonados por ciência ansiosos pelas descobertas que ainda estão por vir. Mas, nesse clima de fim de ano, vale relembrar alguns acontecimentos científicos que marcaram 2017 – seja por sua relevância, seja pelas reações controversas que provocaram no meio acadêmico. Dentre as descobertas que mais deram o que falar este ano estão “erros” aleatórios no DNA que são responsáveis por dois terços dos casos de câncer, a detecção de ondas gravitacionais a partir de estrelas de nêutron, novas aplicações de técnicas de edição genética, um novo continente e até um sistema planetário com três planetas potencialmente habitáveis. Além disso, 2017 marcou o fim da missão Cassini, uma das mais importantes das últimas décadas, que ajudou a explorar Saturno, suas luas e seus anéis.

Confira abaixo uma lista com essas e outras descobertas que fizeram de 2017 um ano memorável para a ciência.