Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Seis aplicativos que ajudam a desafogar o trânsito

Empresas de tecnologia desenvolvem ferramentas que, se não podem desatar todos os nós do trânsito, ao menos dão mais racionalidade ao sistema

mobilidade urbana

mobilidade urbana (/)

Projetos de infraestrutura para destravar o trânsito custam tanto a sair do papel que mal acompanham o aumento da frota de automóveis nas grandes cidades. Uma pesquisa divulgada este ano pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, de 1992 a 2009, o tempo gasto no deslocamento da casa ao trabalho aumentou em quase todas as regiões metropolitanas do país. Segundo o levantamento, os habitantes de São Paulo gastam, em média, 43 minutos para se locomover até o trabalho (sem contar a volta), contra 38 minutos em 1992. O problema é compartilhado por cidades mundo afora: perde-se mais de meia hora para ir ao trabalho tanto em Belo Horizonte e Recife como em Londres, Estocolmo, Nova York, Tóquio, Sydney ou Paris.

Pensando nisso, empresas de tecnologia começaram a desenvolver aplicativos que, se não podem desatar todos os nós do trânsito, ao menos dão mais racionalidade ao sistema. São ferramentas que ajudam a desafogar as ruas fazendo bom uso da mobilidade dos smartphones e do ambiente colaborativo das redes.

Em San Francisco (EUA), por exemplo, motoristas podem procurar no celular a vaga mais próxima para estacionar e reservá-la – um estudo da Universidade da Califórnia aponta que até 30% do tráfego é causado por pessoas procurando vagas para deixar o carro. Na mesma cidade, outro aplicativo permite que o motorista transforme seu carro em uma espécie de táxi, preenchendo assentos vagos com pessoas confiáveis – e que contribuem para pagar a gasolina. Por enquanto, a maioria desses aplicativos só está disponível em cidades americanas e europeias, principalmente polos tecnológicos, como o Vale do Silício, na Califórnia. Mas a tendência é que, junto com a disseminação dos smartphones, as boas ideias se espalhem pelo mundo.

Leia tambem:

O transporte público gratuito é possível?

http://www.youtube.com/embed/CQlKwuOYCwI
Carona

Leap

Leap (/)


http://www.youtube.com/embed/Xy6GQiT7Lfc
Transporte sustentável

CycleTracks

CycleTracks (/)


http://www.youtube.com/embed/y_7yoEUrVhw
Rotas colaborativas