Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Satélite da Nasa falha e não consegue entrar em órbita

Proteção da nave não se descolou durante lançamento. Agência ainda não sabe o que causou o fracasso da missão, que iria analisar o clima do planeta

O satélite americano Glory, desenvolvido para observação da Terra, não conseguiu entrar em órbita. Segundo representantes da Nasa, a agência espacial americana, o fracasso se deu porque a cobertura de proteção do satélite não se soltou depois do lançamento, nesta sexta-feira pela manhã. “Agora, o veículo não têm velocidade suficiente para atingir a órbita”, informou a agência espacial. Ainda não se sabe porque a proteção não se desprendeu do satélite.

O lançamento do satélite – que custou 454 milhões de dólares e foi construído para medir gases na atmosfera e estudar o impacto no clima – foi adiado dia 23 de fevereiro, depois de problemas técnicos, 15 minutos antes do voo. Glory seria o sexto integrante do que a Nasa chama de “Trem A”, uma série de satélites que observam a Terra. Os outros cinco são: Aqua, Cloudsat, Calipso, Parasol e Aura.

Um acidente semelhante aconteceu em 2009, quando um satélite desenvolvido para monitorar as emissões de gás carbônico caiu no oceano, próximo à Antártica. O motivo foi o mesmo do fracasso dessa sexta: a proteção não se descolou do satélite depois do lançamento.