Samambaias são fósseis vivos, afirma estudo

Pesquisadores suecos analisaram um fóssil de 180 milhões de anos da planta e descobriram que seu genoma não mudou ao longo dos anos

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h13 - Publicado em 21 mar 2014, 16h59

Cientistas encontraram evidências de que as samambaias de hoje são “fósseis vivos”. É o que indica um exemplar da planta de 180 milhões de anos encontrado no sul da Suécia. A análise das estruturas celulares bem preservadas do fóssil mostrou que ele é praticamente idêntico à espécie Osmundastrum cinnamomeum, uma samambaia presente na Europa, na América e na Ásia.

Título original: Fossilized Nuclei and Chromosomes Reveal 180 Million Years of Genomic Stasis in Royal Ferns

Onde foi divulgada: revista Science

Quem fez: Benjamin Bomfleur, Stephen McLoughlin, Vivi Vajda

Instituição: Museu Sueco de História Natural e Universidade Lund, na Suécia

Resultado: Os pesquisadores analisaram um fóssil de 180 milhões de anos de uma samambaia da família Osmundaceae e descobriram que o genoma da planta não mudou

“O genoma dessas samambaias continuou essencialmente o mesmo desde o período Jurássico (entre 199 milhões e 145 milhões de anos)”, afirma a pesquisadora Vivi Vajda, da Universidade Lund, na Suécia, coautora do estudo publicado na última quinta-feira na revista Science. “Trata-se de um exemplo supremo de estagnação evolutiva.”