
Moscou, 20 abr (EFE).- A Rússia lançou nesta sexta-feira a nave automática Progress, com mais de 2,5 toneladas de carga, para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), onde será acoplada neste domingo.
O lançamento do cargueiro, o Progress M-15M, ocorreu às 9h50 (de Brasília) a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), informou a agência espacial russa, Roscomos. A nave leva água, alimentos e componentes de combustível utilizados para manter a altitude da órbita da plataforma. Além de peças de reposição e várias equipamentos científicos, declarou um porta-voz da Roscosmos citado pela agência ‘Interfax’.
Após dois dias de voo, a Progress M-15M será acoplado à ISS no domingo, com manobra prevista para as 11h40 (de Brasília).
A ISS atualmente abriga a expedição número 30 e integram os americanos Daniel Burbank e Donald Pettit, o holandês Andre Kuipers e os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin.
Além do lançamento desta sexta, o segundo da Progress neste ano, a Roscosmos planeja enviar outros três cargueiros até o fim de 2012. EFE
bsi/cl-dm