Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Robô Curiosity utiliza piloto automático pela primeira vez

O robô percorreu sozinho cerca de dez metros, atravessando uma depressão cujos detalhes do solo não eram visíveis para os controladores

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h17 - Publicado em 30 ago 2013, 15h38

O robô Curiosity, que explora a superfície de Marte há mais de um ano, utilizou o seu sistema de controle automático pela primeira vez nesta terça-feira, informou a Nasa, agência espacial americana. Com o sistema de navegação autônoma, o robô atrevessou uma área a qual os operadores do Curiosity na Terra não haviam conseguido confirmar como sendo segura.

Com o piloto automático, o jipe analisou imagens feitas durante o trajeto e calculou o caminho mais seguro para percorrer. “O Curiosity tira muitas fotos e seu computador processa a informação para mapear riscos ou terrenos irregulares. Ele analisa todos os caminhos possíveis e escolhe o melhor”, explica Mark Maimone, um dos engenheiros da Nasa que trabalha o projeto.

Nesta terça-feira, o robô percorreu sozinho cerca de dez metros, atravessando uma depressão cujos detalhes do solo não estavam visíveis para os controladores. Na semana anterior, ocorreu um teste no qual Curiosity planejou sozinho parte de um trajeto – nesta ocasião, no entanto, os operadores analisaram o território com antecedência.

O sistema de navegação autônoma vai ajudar o jipe a completar seu trajeto até o Monte Sharp, uma montanha com cerca de cinco quilômetros e meio de altura formada por camadas de sedimentos e na qual a Nasa espera encontrar mais pistas sobre a composição do planeta vermelho.

Leia também:

Paraquedas usado pelo Curiosity é movido pelo vento em Marte

Ação do vento, e não da água, pode ser responsável pela formação de montanha em Marte

Continua após a publicidade

Publicidade