Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rede social Nextdoor, versão on-line da ‘praça do povo’, é lançada nos EUA

Por Por Glenn Chapman
Atualizado em 6 Maio 2016, 16h56 - Publicado em 26 out 2011, 13h41

Uma nova empresa de internet nos Estados Unidos acaba de lançar a rede social Nextdoor, projetada para fortalecer as comunidades locais permitindo conectar os vizinhos do “mundo real”.

A Nextdoor.com foi lançada nesta quarta-feira nos Estados Unidos como uma versão digital da ‘praça do povo’, onde os vizinhos se conhecem e sabem o que acontece com os que os rodeiam.

“Acontecem coisas boas quando as pessoas conhecem seus vizinhos”, disse o co-fundador e diretor-executivo da Nextdoor, Nirav Tolia, ao mostrar o serviço à AFP.

Ser membro da Nextdoor é gratuito. A única ressalva é que os usuários devem verificar sua identidade e provar que vivem no mundo real dentro dos limites do bairro on-line ao qual desejam se unir.

“Quando se tem um endereço físico, existe um alto nível de confiança”, disse Tolia. “Desta maneira, é possível chegar a conhecer os vizinhos e, sobretudo, recuperar um sentido de comunidade”.

A Nextdoor foi testada de maneira particular por quase um ano e já se estendeu a mais de 175 bairros em 26 estados do país.

Continua após a publicidade

“A Nextdoor pega o melhor dos meios de comunicação social, acrescenta uma colherada de intimidade, e o envolve em uma manta de privacidade e comodidade”, disse Anne Clauss, cujo bairro em Hamilton, Nova York, tem um lugar no serviço.

O design lembra o da rede social Facebook, líder em redes sociais on-line, mas as notícias se centram em temas locais que vão de filmes em DVD para presente, animais de estimação perdidos ou recomendações de babás ou sorveterias.

“A Nextdoor é a versão virtual das conversas na varanda de anos atrás”, disse Verlinda Henning, membro da versão on-line de seu bairro em Memphis, Tennessee (sul).

Nas páginas da Nextdoor há mapas que mostram desenhos dos bairros, com lotes verdes para os membros e vermelhos para os não membros. Os membros podem clicar em qualquer área para ver quem vive ali e fazer com que a Nextdoor envie um convite.

“Isto é muito similar ao Facebook, mas na realidade é a identidade bairrística de cada um”, disse Tolia.

Continua após a publicidade

“Ouvimos que os usuários não querem misturar sua vida social com a vida de sua comunidade local. Querem o Facebook para seus amigos e familiares, e um bairro”.

Segundo Tolia, a Nextdoor é para a vizinhança o que o LinkedIn, uma rede social centrada na carreira profissional dos usuários, é para as perspectivas de negócios e empregos.

“Precisamos de redes sociais específicas para os casos de uso específicos”, disse Tolia. “Se colocarmos tudo junto em uma rede social, será esmagador”.

O site da Nextdoor não publica anúncios. A empresa busca atrair os usuários, confiando que surgirão receitas do trabalho com empresas locais.

Apenas aqueles com senhas podem entrar nas páginas de um bairro virtual, e a informação não pode ser encontrada no Google ou em outros sites de busca, de acordo com a Nextdoor.

Continua após a publicidade

“A Nextdoor é diferente de outros sites de redes, já que foi construída do zero para ajudar os vizinhos a se reunir em uma ambiente de confiança”, disse Bill Gurley da Benchmark Capital, que apoia o empreendimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.