Primeiros humanos modernos podem ser tataranetos dos neandertais

Estudo publicado nesta segunda-feira na revista 'Nature' sugere que os primeiros europeus modernos tiveram um parente neandertal que pode ter vivido entre quatro e seis gerações antes

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h03 - Publicado em 22 jun 2015, 16h36

Um maxilar de uma caveira com apenas quatro dentes pode elucidar um importante momento da evolução humana: aquele em que os homens modernos e seus ancestrais mais próximos, os neandertais, fizeram sexo. De acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Nature, os primeiros homens que chegaram à Europa tiveram um antepassado neandertal que pode ter vivido apenas quatro ou seis gerações antes. Ou seja, os primeiros europeus podem ser tataranetos dos neandertais, uma proximidade muito maior do que os cientistas acreditavam até agora.

Cientistas mapeiam mais antigo DNA de humano

Descoberta de fóssil sugere onde homens e neandertais acasalaram

A pesquisa, liderada pelo biólogo sueco Svante Pääbo, diretor do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva em Leipizig, na Alemanha, chegou a essa conclusão após analisar o material genético dos restos mortais de um humano moderno de cerca de 40 000 anos, encontrados em uma caverna no sudoeste da Romênia. Os testes mostraram que ele tinha de duas a quatro vezes mais DNA neandertal que qualquer outro humano já encontrado. De acordo com o estudo, ele provavelmente herdou esses genes quando um de seus ancestrais acasalou com um neandertal, cerca de 200 anos antes.

A data é muito mais próxima a nós do que se acreditava até agora. Os cientistas achavam que o encontro havia sido no Oriente Médio, entre 50 000 e 60 000 anos, ou seja, quando os humanos modernos deixaram a África em direção à Europa. Esse cruzamento deixou os europeus atuais com cerca de 3% do DNA neandertal. Contudo, de acordo com os cientistas, o DNA descrito no estudo sugere que os primeiros humanos que chegaram à Europa não demoraram a ter filhos com os neandertais. Isso indica que o cruzamento não foi apenas algo que aconteceu quando deixaram o continente africano.

Encontro – Os humanos modernos se estenderam pelo continente europeu entre 45 000 e 35 000 anos atrás, enquanto os neandertais foram extintos. No entanto, como os primeiros seres humanos modernos na Europa, aqueles que não procediam da África, conservam em torno de 3% do DNA dos neandertais. Isso significa que eles tiveram filhos com essa espécie, apesar de o “onde” e o “como” isso ocorreu ainda seja um mistério.