Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Primeiro eclipse solar do ano ocorre nesta terça-feira

Fenômeno será visto na Europa, África, no Oriente Médio e na Ásia Central

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 17h11 - Publicado em 3 jan 2011, 10h23

Aqueles que estão de viagem na Europa, Norte da África, Oriente Médio ou Ásia Central podem começar a preparar seus protetores visuais. Estas regiões poderão conferir o primeiro eclipse solar parcial de 2011, que acontece nesta terça-feira.

O fenômeno será visto pela primeira vez com o nascer-do-sol no norte da Argélia, por volta das 6h40 (horário local, 4h40 em Brasília), antes de deslocar-se para o leste, permitindo que a maior parte da Europa observe-o durante a manhã. O eclipse também estará visível na França, na cidade do Cairo, em Jerusalém, Istambul e Teerã, na Rússia central, no Cazaquistão, na Mongólia e no noroeste da China.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, que fica encoberto. O Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas também está 400 vezes mais distante. Por isso, o satélite é capaz de ocultar totalmente o astro quando o observador está na sombra projetada sobre a superfície terrestre. Contudo, o fenômeno desta terça será somente parcial.

Próximos – Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma rara combinação que ocorrerá apenas seis vezes em todo o século XXI. O último eclipse total ocorreu em 11 de julho de 2010 e foi visto por milhares de pessoas na Polinésia Francesa, na Ilha de Páscoa e no Cone Sul do continente americano. O próximo eclipse solar ocorrerá em 13 de novembro de 2012 e poderá ser visto na Austrália, na Nova Zelândia, no Oceano Pacífico e na América do Sul.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade

Publicidade