Clique e assine a partir de 9,90/mês

Pesquisadores desvendam mecanismos do voo dos morcegos

Resultados de estudo podem ser usados para desenvolver aviões melhores

Por The New York Times - Atualizado em 6 May 2016, 17h13 - Publicado em 20 Oct 2010, 17h43

O nome da ordem científica dos morcegos, Chiroptera, se traduz como a “asa na mão”. E como as mãos humanas, as asas do morcego são carnosas e possuem múltiplas articulações. Como comparação, asas de pássaros possuem apenas algumas articulações, e asas de insetos trazem apenas uma.

Agora, usando câmeras de alta velocidade, pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos, descobriram que, graças a essas muitas articulações, o voo do morcego é significativamente mais complicado do que o voo dos pássaros. A pesquisa aparece em The Journal of Experimental Biology.

Os cientistas colocaram pequenos morcegos em túneis de vento, criando um efeito similar ao de uma esteira – onde os morcegos voavam sem sair do lugar. Então, eles estudaram o rastro deixado pelo agitar de suas asas. Ao voar, cada morcego deixava quatro massas distintas de rotação no ar. O vórtice mais forte vinha da ponta da asa, e durava até o final de cada movimento para cima realizado pelos morcegos.

“As asas são geometricamente complicadas, pois possuem todas essas articulações”, afirmou a Dra. Sharon Swartz, bióloga evolucionista da Universidade Brown e uma das autoras do estudo. “Assim, em comparação com pássaros, parece que os rastros também são substancialmente mais complicados”.

Engenharia aeroespacial – Estudos adicionais sobre as asas dos morcegos poderiam ajudar engenheiros aeroespaciais a desenvolver pequenos aviões autônomos que fossem tão flexíveis e acrobáticos quanto os morcegos, segundo Swartz. As aeronaves de hoje são enormes e possuem asas firmes, mais parecidas com pássaros do que com morcegos.

“O grau de flexibilidade e complacência dessas asas é impressionante”, disse ela. “É uma abordagem fundamentalmente diferente ao ato de voar”.

O projeto recebeu financiamento da Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos e do Gabinete de Pesquisa Científica da Força Aérea Americana.

O vídeo abaixo, feito pelos pesquisadores da Brown University, mostra um morcego frugívoro (Cynopterus brachyotis) voando em um túnel de vento.