Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Pesquisadores americanos apresentam o material mais leve do mundo

Composto 99,99% por ar, a nova estrutura é mil vezes menos denso que a água e cem vezes mais leve que o isopor

Por Da Redação Atualizado em 6 Maio 2016, 16h54 - Publicado em 19 nov 2011, 01h20

Uma equipe de cientistas da Universidade da Califórnia, dos Laboratórios HRL e do Instituto de Tecnologia da Califórnia anunciou nesta sexta-feira, dia 19, a invenção do material mais leve do mundo.

Apresentada no número desta semana da revista “Science”, a invenção consiste em uma estrutura que combina 0,01% de material sólido (tubos ocos fabricados com níquel) com 99,99% de ar. De acordo com os pesquisadores, o material tem um milésimo da densidade da água e pesa cem vezes menos que o isopor.

“O truque foi produzir uma rede interligada de tubos ocos, com uma parede de espessura cerca de mil vezes mais fina que um fio de cabelo humano’, afirmou o autor do estudo, Tobias Shandler, ao jornal ‘Los Angeles Times’. Ainda para o jornal, Bill Carter, responsável pelos materiais construídos nos Laboratórios HRL, disse que a estrutura pode ser construída com materiais diferentes do níquel, que foi utilizado apenas por ser mais simples de se fabricar.

Além de leve, o novo material também é resistente. Os pesquisadores o submeteram a stress térmico, vibração, descarga elétrica e, após ser comprimido por uma alta pressão, o material se recuperou até alcançar 98% de seu volume original.

Os cientistas buscam determinar agora possíveis usos para o material. Dentre as possibilidades levantadas estão usos na indústria aeroespacial, em tecidos para isolamento acústico e para absorção de impacto e na fabricação de novos modelos de bateria.

Com Agência EFE

Continua após a publicidade

Publicidade