Peças de LEGO podem durar mais de 1000 anos no oceano mostra estudo

Pesquisa feita na Inglaterra pesou os tijolos de brinquedo para confirmar a idade das peças que recuperaram das praias

Por Sabrina Brito Atualizado em 16 mar 2020, 18h28 - Publicado em 16 mar 2020, 17h05

De acordo com um estudo publicado no último dia 16, uma peça de LEGO poderia sobreviver no oceano por até 1300 anos. O artigo relatando a descoberta foi produzido por cientistas da Universidade de Plymouth (Inglaterra) e veiculado no periódico científico Environmental Pollution.

Os pesquisadores começaram a empreitada investigando a quantidade de peças de LEGO encontradas em praias inglesas. Os cientistas pesaram esses tijolinhos e compararam o peso obtido com o peso de peças intactas. Dessa forma, conseguiram estimar a velocidade de decomposição do LEGO.

A conclusão foi de que as peças podem sobreviver no mar por um longo período, que vai dos 100 aos 1300 anos. Segundo os envolvidos no estudo, é importante que os consumidores repensem a forma como descartam seu lixo, uma vez que ele pode acabar poluindo a natureza por centenas de anos.

Os conjuntos de LEGO são alguns dos brinquedos mais populares da história, — 440 bilhões de peças foram produzidas desde a fundação da empresa, em 1932 —  e, assim, podem ter um peso enorme sobre a natureza. Embora já se soubesse que o brinquedo dura muito tempo (que é um dos motivos para seu sucesso), os cientistas não esperavam que as peças demorassem tanto a se decompor.