Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Parque dos Atletas fecha no dia 9 de maio para a Rio+20

Área de Jacarepaguá foi inaugurada com o Rock in Rio 2011, e abrigará exposições durante a conferência da ONU para o desenvolvimento sustentável

O Parque dos Atletas, uma área de 123 mil metros quadrados construída para servir como um espaço de lazer para os competidores durante as Olimpíadas de 2016, ficará fechado ao público a partir do dia 9 de maio. O motivo é a Rio+20, a conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que se apropriará do local, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. O aviso foi dado pela prefeitura, que liberou o espaço para sediar exposições dos países participantes da Conferência. Na quarta-feira começa a montagem das estruturas. O local será aberto ao público em algumas datas, como contrapartida pela cessão do espaço, que tem por função abrigar grandes eventos e é usado como área de lazer de terça-feira a domingo.

Os organizadores da conferência se peocuparam em abrir canais para participação popular. As principais manifestações vão ocorrer na Cúpula dos Povos, que, assim como a conferência da ONU, é uma extensão do Fórum Global, que ocorreu simultaneamente à conferência de 20 anos atrás. Assim como na ECO-92, a cúpula vai aglutinar a maior parte dos movimentos não governamentais. Mais de 30 entidades já confirmaram presença.

O comitê organizador reservou ainda quatro armazéns do Píer Mauá para abrigar uma feira de inovações tecnológicas. O Autódromo de Jacarepaguá será utilizado para concentração da sociedade civil e para a exposição de empresas. Haverá uma exposição temática no primeiro pavimento do Museu de Arte Moderna. O Espaço Vivo Rio também está reservado para eventos.

LEIA TAMBÉM:

Conheça os pontos de encontro da Rio+20