Clique e assine a partir de 8,90/mês

Paraquedas usado pelo Curiosity é movido pelo vento em Marte

Fotos tiradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter entre agosto de 2012 e janeiro deste ano mostram movimento

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 16h21 - Publicado em 8 abr 2013, 16h02

Fotografias tiradas pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), sonda norte-americana lançada em 2005 para procurar evidências de água em Marte, mostram o paraquedas utilizado durante o pouso do robô Curiosity, em agosto do ano passado, sendo movido pelo vento.

Paraquedas

A sequência de sete imagens foi captada pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), e correspondem ao período de 12 de agosto de 2012 a 13 de janeiro de 2013.

A movimentação mais visível acontece da quarta para a quinta imagem, quando parte do paraquedas se move para dentro dele mesmo, fazendo com que ele cubra uma área menor. Já entre a sexta imagem (de dezembro de 2012) e a última, o paraquedas se move um pouco para o sudeste. Essa movimentação pode impedir o acúmulo de poeira na superfície do objeto, o que pode explicar porque o paraquedas da nave Viking 1, que chegou a marte em 1976, ainda pode ser detectado.

O paraquedas do Curiosity é o maior já utilizado em um pouso em marte. Totalmente aberto, durante a descida pela atmosfera, ele tinha cerca de 15 metros de diâmetro.

Continua após a publicidade
Publicidade