Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Papa Francisco: Big Bang e Teoria da Evolução não contradizem cristianismo

Em discurso a acadêmicos, pontífice criticou interpretação de que Deus agiu “como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”

O papa Francisco afirmou nesta segunda-feira a acadêmicos que as teorias do Big Bang e da Evolução são reais, não contradizem o cristianismo e fazem parte dos planos divinos. “O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige”, disse. “O desenvolvimento de cada criatura não contrasta com o conceito de criação, pois a evolução pressupõe a criação de seres que evoluem.”

O discurso foi proferido na Pontifícia Academia das Ciências, em Roma, que inaugurou um busto de bronze em homenagem ao papa emérito Bento XVI.

O pontífice criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis e entendem que Deus agiu “como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas”. “A criação do mundo não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor.”

O pontífice ainda disse que o homem nasce com a incumbência de proteger a criação, e não de assumir o lugar de criador e destruí-la. “Ao cientista, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra e de construir um mundo humano para todas as pessoas, e não para um grupo ou uma classe de privilegiados”, afirmou o papa.

Leia também:

Deus esteve por trás do Big Bang, diz Bento XVI

(Com EFE)