Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pai do supercomputador que venceu programa de TV leva o Prêmio Turing

Troféu das ciências da computação vai para professor de Harvard que ajudou a criar a máquina que derrotou dois campeões do programa de TV 'Jeopardy!'

O cientista Leslie Valiant, da Universidade Harvard, venceu a edição 2011 do prêmio Turing, espécie de Nobel das ciências da computação. Suas pesquisas contribuíram para a criação de um supercomputador que recentemente derrotou dois campeões do Jeopardy!, programa de perguntas e respostas exibido pela rede americana CBS.

O professor de informática e matemáticas aplicadas foi premiado por suas “contribuições à evolução da teoria da informática cognitiva e mais amplamente à teoria informática”, conforme destacou a Association for Computing Machinery, responsável pelo prêmio.

“As descobertas de Leslie Valiant nos últimos 30 anos forneceram uma base teórica para o progresso da inteligência artificial”, disse o presidente da ACM, Alain Chesnais. “Seu conhecimento permitiu a construção de formas modernas de aprendizado e comunicação para a máquina, como aconteceu com o supercomputador Watson da IBM”, completou Chesnais.

No valor de 250 mil dólares, o prêmio Turing tem patrocínio das empresas Intel e Google. Foi criado em homenagem ao matemático britânico Alan M. Turing. Um dos pais da computação, Turing chefiou durante a Segunda Guerra a equipe que quebrou o código Enigma, usado na comunicação cifrada dos nazistas.