Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Os 50 anos da primeira “caminhada no espaço”

Para celebrar a data, a Nasa selecionou as melhores fotos da exploração humana do cosmos e divulgou um documentário no qual astronautas revelam como é a experiência

Por Da Redação - Atualizado em 10 dez 2018, 09h45 - Publicado em 22 jun 2015, 17h49

Este ano é comemorado o aniversário de 50 anos da primeira “caminhada no espaço”, ou spacewalk, o simples ato de andar no cosmo (com ou sem solo), realizado por muitos astronautas. O primeiro a cumprir esse movimento espacial foi o cosmonauta russo Alexey Leonov, em março de 1965. Em 3 de junho do mesmo ano foi a vez do americano Edward H. White ll, que observou a Terra por 21 minutos enquanto a nave Gemini IV orbitava o planeta a uma distância de pouco mais de 10 460 quilômetros. De acordo com a Nasa, em 50 anos foram mais de 260 spacewalks.

Leia também:

Hubble comemora 25 anos com fotografia inédita de ‘fogos de artifício naturais’

Para celebrar a data, a agência divulgou no início deste mês uma série de fotos e um documentário chamado “Suit Up” (algo como “uniforme-se”) no YouTube, com várias imagens dessas “atividades extra veiculares”, no jargão dos astrônomos. Confira abaixo o documentário (em inglês), com entrevistas em que eles contam como é a experiência:

Publicidade

(Da redação)

Publicidade