ONU lança iniciativa ‘energia sustentável para todos’

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou nesta segunda-feira uma iniciativa que designa 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, com o objetivo de alcançar suas metas até 2030.
Durante a Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Ban convocou governos, setor privado e sociedade civil para apoiar ativamente a ideia.
“Este é o momento propício para esta iniciativa”, afirmou.
O plano tem três metas: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética, dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.
O secretário-geral da ONU disse ter designado um “grupo de alto nível de [representantes] de negócios, finanças, governo e sociedade civil para liderar as ações da iniciativa”.
“Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna”, disse Ban aos participantes da conferência.
“Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos animais para cozimento e aquecimento”, afirmou.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)