Clique e assine a partir de 9,90/mês

Ônibus espacial Endeavour conclui sua última missão

Após 16 dias de trabalho na Estação Espacial Internacional, nave pousou em segurança às 3h35 (de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida

Por Da Redação - Atualizado em 6 Maio 2016, 17h07 - Publicado em 1 jun 2011, 03h57

O ônibus espacial Endeavour completou na madrugada desta quarta-feira sua 25.ª e última missão. Após 16 dias de trabalho na Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês), a nave aterrissou às 3h35 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, sul da Flórida, trazendo à Terra seus seis tripulantes.

Aposentado, o Endeavour seguirá o mesmo destino do Discovery: vai virar peça de museu. Segundo a Nasa, a agência espacial americana, o Endeavour será exposto no California Science Center, em Los Angeles, e o Discovery, no Steven F. Udvar Hazy Center, uma ala do Museu Aeroespacial do Smithsonian Institution, na Virgínia.

Da frota dos ônibus espaciais, resta apenas um em atividade: o Atlantis. E por pouco tempo: em julho, a nave fará seu derradeiro voo, também à ISS. Ao regressar, a Nasa terá encerrado a era dos ônibus espaciais, inaugurada há 30 anos. Com a aposentadoria das naves americanas, as cápsulas espaciais russas serão a alternativa imediata para viagens até a estação internacional.

Em sua última missão, o Endeavour levou ao espaço um experimento de dois bilhões de dólares financiados por 16 países da América do Norte, Europa e Ásia: o Espectrômetro Magnético-Alfa, que poderá determinar a existência da matéria escura. O equipamento foi instalado com sucesso no exterior da ISS.

O Endeavour é o ônibus espacial mais jovem da frota original de seis aeronaves. Foi lançado pela primeira vez em 1992 e acumula 12 voos à estação espacial – que ajudou a construir -, 299 dias de operações e o transporte de 173 tripulantes. Desta última missão, participaram o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory Johnson, os especialistas de missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.

Continua após a publicidade
Publicidade