Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novas espécies de lagartixa são descobertas na Austrália

Animais foram descritos em uma região remota da península de Cape York, no extremo nordeste do país

Um grupo de cientistas da Austrália descobriu duas novas espécies de lagartixas em uma região remota da península de Cape York, no extremo nordeste da Austrália, informaram nesta quinta-feira fontes acadêmicas do país.

O líder da expedição científica, Conrad Hoski, pesquisador da Universidade James Cook, descobriu as espécies no planalto de florestas da cordilheira de Cape Melville, a cerca de 170 quilômetros da cidade de Cooktown. Hoskin explicou que as duas espécies estavam escondidas em uma área de montanha isolada e remota, rodeada por grandes formações de rocha, segundo comunicado da Universidade James Cook.

As duas lagartixas já foram batizadas oficialmente e descritas na última edição da revista científica Zootaxa, com o que Hoskin acumula cinco espécies de animais descobertas em Cape Melville. Os nomes científicos dos dois animais, Carlia wundalthini e Glaphyromorphus othelarrni, foram escolhidos por líderes aborígines da região.

Para Hoskin, a cordilheira Melville ficou muito isolada do resto do mundo por milhões de anos e por isso “provavelmente tem a maior quantidade de espécies de animais únicas por área que qualquer outro lugar da Austrália”.

Leia também:

Brasileiro descobre ancestral do tiranossauro rex

Brasileiros batizam aranha em homenagem a John Lennon

(Com Agência EFE)