Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nova técnica ‘lê’ e reproduz imagens guardadas no cérebro

Usando um scanner e um computador, equipe da Universidade da Califórnia consegue decodificar e reconstituir cenas de filmes vistos por voluntários

Com um scanner e um computador, um grupo de pesquisadores conseguiu decodificar e reproduzir as imagens de um filme visto por três indivíduos. É o que revela um estudo publicado na quinta-feira na revista americana Current Biology.

O método combina imagens por ressonância magnética (IRM) e padrões computacionais. Até o momento, foi possível apenas reconstituir extratos dos filmes vistos pelos voluntários, mas, segundo os cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, o método abre caminho para uma tecnologia capaz de ‘ler’ imagens no cérebro, como sonhos ou memórias.

“Abrimos uma janela aos ‘filmes’ projetados em nossa mente”, resumiu o neurologista Jack Gallant, um dos autores do estudo.

No futuro, a tecnologia poderia permitir uma melhor compreensão do que se passa na mente de pessoas em coma ou vítimas de doenças neurodegenerativas incapazes de se comunicar. Segundo o professor Gallant, também seria possível a criação de uma máquina capaz de se comunicar diretamente com o cérebro, permitindo a pessoas sem capacidade motora comandar instrumentos apenas com a mente.

(com AFP)