Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nomes dos 4 novos elementos da tabela periódica são apresentados

De acordo com o órgão, os novos elementos sintéticos se chamam nihonium (elemento 113), moscovium (115), tennessine (117) e oganesson (118)

A União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), órgão internacional e não governamental que tem a palavra final sobre a tabela periódica, apresentou ao público na quarta-feira os nomes propostos para os quatro novos elementos  descobertos no fim de dezembro. Os nomes passarão por uma consulta pública até novembro deste ano, quando o resultado será publicado.

De acordo com o órgão, os novos elementos se chamam nihonium (elemento 113), moscovium (115), tennessine (117) e oganesson (118). Os símbolos propostos são Nh, Mc, Ts e Og, respectivamente. Os elementos foram confirmados pelos cientistas no fim de dezembro e adicionados à tabela periódica, que ordena os elementos conforme sua composição e propriedades químicas.

Os elementos, que foram descobertos por cientistas no Japão, Rússia e Estados Unidos, receberam nomes que homenageiam os países de origem, substituindo os nomes temporários que haviam recebido – ununtrium (Uut), ununpentium (símbolo Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

Elemento Lemmium: fãs de Motörhead pedem que tabela periódica homenageie vocalista
Tabela periódica ganha quatro novos elementos

A descoberta do elemento 113, nihonium, que havia sido reivindicada por cientistas russos e americanos, foi concedida a pesquisadores do Instituto Riken, no Japão. Por isso, o elemento foi batizado homenageando Nihon, uma das formas de falar Japão em japonês e que significa “terra do sol nascente”. Esse foi o primeiro elemento a ser nomeado na Ásia.

O elemento 118, oganesson, foi nomeado em homenagem ao professor de física nuclear russo Yuri Oganessian, que liderou as pesquisas para a sua descoberta. Ele será a segunda pessoa na história a ser homenageada com a nomeação de um elemento enquanto ainda viva.

O elemento 115, moscovium, recebeu esse nome em homenagem a Moscou, que abriga o centro de pesquisas nuclear russo; e o elemento 117, tennessine, homenageia o Tennessee, estado americano onde está localizado um dos laboratórios que ajudaram na descoberta. Eles foram os primeiros elementos a ser adicionados à tabela desde 2011, quando os elementos 114 e 116 foram incluídos.

Descoberta – Um elemento químico representa um conjunto de átomos que têm a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. A tabela periódica ordena e agrupa os elementos conforme determinadas características, permitindo a cientistas prever inúmeras propriedades e reações.

Os elementos descobertos são sintéticos e criados em aceleradores de partículas, que fazem átomos se chocarem e seus núcleos se fundirem. Os quatro são radioativos e permanecem estáveis apenas por frações de segundo antes de decair, liberando energia de seu núcleo e se transformando em outros elementos.